Existem duas versões para a origem do nome do bairro: a primeira, atendendo à tradição popular, está ligada ao fato de residir, no local, uma família conhecida por Batel. A outra remonta aos tempos das tradicionais cheganças (festas religiosas), onde, na ocasião, teria naufragado um batel (pequena embarcação) vindo de São José dos Pinhais. Fato é que em meados da década de 1850 a localidade já era referida nas Atas das Sessões da Câmara, através do registro de carta de foro para um terreno localizado “no lugar denominado Batel”.

Considerado um segundo centro de Curitiba, o bairro Batel é uma área residencial, com muitos edifícios, mas também com diversos atrativos, sendo considerado um dos melhores locais para se viver na capital paranaense.

 

Os primeiros registro do Batel começaram no século XVIII, quando a região servia de passagem para tropeiros que comercializavam animais, alimentos e mercadorias e eram importantes para o desenvolvimento da economia, levando seus bens para São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Já no século XX o crescimento urbano atingiu o bairro de Batel e fábricas começaram a ser instaladas na região, além de pequenos comércios e cervejarias.

 

Avenida BatelFonte: http://www.curitibaantiga.com/

Sua principal avenida, a Batel, além de uma importante via de acesso é também uma rua tradicional e que carrega muita história. Hoje, a Avenida Batel apresenta um fluxo de pessoas muito grande, atraídas por diversos serviços e estabelecimentos, como por exemplo, bares, restaurantes, supermercados e hospitais, que garantem excelente infraestrutura aos moradores e frequentadores do bairro.